segunda-feira, 17 de setembro de 2007

GPUs com eDRAM?

Entre os muitos rumores que circulam sobre as próximas gerações de placas gráficas, está o uso de memória eDRAM dentro do mesmo packaging utilizado pelo processador gráfico.

Isto já é utilizado atualmente no Xbox 360 com o chip ATI Xenos de arquitetura unificada e o que isto gera – de acordo com a Microsoft – é “free 4x AA” ou em bom português, a capacidade de fazer a rasterização de linhas em 4x sem um impacto na performance. Para isso, ele emprega um chip de 10MB do tipo eDRAM que é muito rápido, mas que também é bem caro de se fabricar.

Segundo algumas fontes do site ChileHardware, é muito pouco provável que NVIDIA e AMD utilizem esta tecnologia nas suas placas gráficas discretas. O motivo por trás desta idéia é bem simples: 10MB de eDRAM são suficientes apenas para suportar o modo 4x AA que responderiam por meros 640x480 pixels. Para fazer o mesmo com uma resolução de 1280x1024, seriam precisos pelo menos 40MB, mas sem deixar de lado o custo que isso acarretaria. Indo mais além, e considerando que 4x AA é uma cifra muito humilde para a filtragem utilizada nos dias de hoje, a quantidade de memória necessária em eDRAM para satisfazer as atuais necessidades dos jogadores hardore, seria absurdamente cara e fugiria de qualquer padrão de preços da atualidade. E por isso, a menos que exista um grande avanço nesta tecnologia, ela não será vista nas placas gráficas para computadores no curto prazo.
Fonte:
ChileHardware

0 comentários: