terça-feira, 18 de setembro de 2007

AMD confirma processador trinuclear oficialmente

As informações divulgadas há alguns dias atrás sobre a intenção da AMD em lançar processadores trinucleares baseados na microarquitetura K10 provaram ser verdadeiras. A AMD publicou um press-release com o seguinte título: “AMD adds multi-core triple threat to desktop roadmap”. Em outras palavras, os processadores trinucleares estarão em breve entre nós.

De acordo com afirmações oficiais, a promissora linha de processadores para plataformas desktop, que inclui modelos binucleares Phenom X2 e quadrinucleares Phenom X4, será estendida com os de três núcleos. O nome comercial não foi divulgado, mas provavelmente serão conhecidos como Phenom X3. Giuseppe Amato, diretor de marketing e vendas da AMD na Europa, confirmou a novidade por uma conferência telefônica.

Os processadores trinucleares da AMD não utilizarão um die específico. Trata-se de exemplares de CPUs quadrinucleares dos moldes do Barcelona com um núcleo desativado. Assim a AMD poderá controlar rejeitos de produção com maior eficiência. Os promissores modelos trinucleares terão um volume de cache L2 de 1,5 MB (512 KB por núcleo) e 2 MB de cache L3 compartilhado. Logicamente serão compatíveis com o socket AM2+ e suportarão DDR2 em “dual-channel” e HyperTransport 3.0. No roadmap da AMD, o processador trinuclear é codinomeado Toliman.

640) {this.width=640}" style="" onclick="javascript:window.open('http://www.overclockers.ru/images/news/2007/09/18/amd-triple.jpg')" alt="" border="0">

Não há informações de quanto essas futuras CPUs de três núcleos custarão, contudo, a AMD adianta que serão produtos voltados ao segmento médio do mercado e posicionados entre as soluções binucleares e quadrinucleares da companhia.

O período de lançamento previsto desses processadores é o primeiro trimestre de 2008, o mesmo dos Phenom X2.

0 comentários: